Em 1911, Masujiro Hashimoto, um engenheiro formado nos EUA

fundou a
Kwaishinsha Motor Car Works em Tóquio. Hashimoto sonhava em construir o
primeiro automóvel japonês, mas não tinha capital. Para que seu sonho se
tornasse realidade, ele contatou três homens – Kenjiro Den, Rokuro Auyama e
Keitaro Takeuchi – para obter apoio financeiro. Para reconhecer sua contribuição
para seu projeto, Hashimoto nomeou seu carro DAT, após suas últimas iniciais.
Em japonês, ‘dat’ significa ‘coelho fugindo’ ou ‘correndo muito rápido’.
Estreando em 1914, o primeiro DAT foi comercializado e vendido como um
runabout de dez cavalos de potência. Outra versão, conhecida como ‘datson’ ou
‘filho de dat’, era um carro esportivo de dois lugares produzido em 1918.
Concessionária nissan curitiba telefone
Um ano
depois, a Jitsuyo Jidosha Seizo Company, outra antecessora da Nissan, foi
fundada em Osaka. Kwaishinsha e Jitsuyo Jidosha Seizo se uniram em 1926
para estabelecer a Dat Jidosha Seizo Company.
Cinco anos depois, a Tobata Imaon Company, fabricante de peças automotivas,
adquiriu o controle acionário da empresa. O objetivo da Tobata Imaon era
produzir em massa produtos que fossem competitivos em qualidade e preço com
automóveis estrangeiros.
Em 1932, ‘Datson’ tornou-se ‘Datsun’, associando-o assim ao antigo símbolo do
sol japonês. A fabricação e venda de carros Datsun foi assumida em 1933 pela
Jidosha Seizo Company, Ltd., que foi estabelecida em Yokohama naquele ano
por meio de uma joint venture entre a Nihon Sangyo Company e a Tobata Imaon.
Em 1934 a empresa mudou seu nome para Nissan Motor Co., Ltd., e um ano
depois a operação da primeira fábrica integrada de automóveis da Nissan
começou em Yokohama sob a orientação técnica de engenheiros industriais
americanos.

Leave a comment

Your email address will not be published.